segunda-feira, 22 de abril de 2019

PORQUE A GRATIDÃO É UMA ORAÇÃO?



Eu não teria outra forma de iniciar meu blog, não fosse por um texto sobre gratidão. Desde que compreendi o significado e a importância desse sentimento, não somente do ponto de vista psicológico, mas também do ponto de vista bioquímico e quântico, percebi ser uma ferramenta de relevante importância para se ter uma vida mais leve, próspera e feliz. 



Me lembro de sempre ter sido uma pessoa grata, mas de forma alienada, e invariavelmente, me pegava reclamando de alguma coisa. Taí o contraponto da gratidão: a insatisfação e a reclamação. Quem nunca teve a experiência de encontrar pessoas que ao cumprimentar você já se coloca na posição de queixa e reclamação diante das circunstancias e da própria vida? É, isso é mais comum do que se possa imaginar. Mesmo porque, a reclamação é algo que se aprende, não é da natureza humana, mas vira um hábito irrefreável em certos casos. Essas inclinações comportamentais tem grande contribuição na predisposição biológica que possuímos de prestar atenção ao que é negativo - herança de funcionamento cerebral que nossos ancestrais nos deixou (assunto para um próximo texto). O fato é que vivemos em outros tempos, embora condicionados a pensamentos limitantes que geram comportamentos, há possibilidades de mudança e a gratidão é uma forma muito especial para isso.



Certa feita numa palestra eu ouvi alguém dizer a seguinte frase: "quem reclama, clama por aquilo que não quer". Uma simples frase fez enorme sentido para mim e foi quando, examinando a minha vida a fundo, vi que eu tinha muitos motivos para agradecer todos os dias a todo momento. Fiz da gratidão minha oração. E a psicologia positiva que é a ciência que estuda a felicidade, e também minha área de estudo atualmente, inclui em suas técnicas a prática da gratidão como uma das principais ferramentas para essa finalidade.



Mas porque a gratidão, algo tão simples, tem sido assunto de interesse e estudo da psicologia, da neurociência e da física? Porque ser grato (a) é tão importante para nossas vidas?



Do ponto de vista psicológico, no nosso cérebro existe uma área chamada de Sistema de Ativação Reticular. Em termos simples, é ele o responsável por filtrar as informações que chegam até o cérebro. Esse sistema irá focar naquilo que é uma prioridade para você, o que é compatível com o seu estilo de vida, fazendo, assim, o filtro. Caso você esteja percebendo a vida como sendo uma luta, pesada, difícil, seu foco será esse: gerará, nesse sentido, um ciclo vicioso de pensamentos desagradáveis que o fará sentir-se constantemente infeliz e sem motivação. Em contra partida, quando você provoca o exercício da gratidão, gradualmente ocorre uma mudança profunda no seu padrão mental. O simples ato de conscientemente você reconhecer os motivos pelos quais é grato, na sua rotina diária, fará com que você ensine ao seu cérebro a focar no que funciona, no que é agradável e o seu sistema passa a  focar nisso. contudo, repito, você precisa gerar o reconhecimento genuíno do que é bom, um sentimento profundo de gratidão pelo que já é, em sua vida.  



Outrossim, do ponto de vista bioquímico, estas mudanças de pensamentos alteram toda neuroquímica do cérebro através de uma área ligada ao mecanismo de recompensa que é chamada de núcleo accumbens (NAc). Quando essa área é ativada tem-se a liberação de neurotransmissores que estão relacionados a química da felicidade (serotonina, dopamina) e que geram sensação de bem estar. Estudos científicos revelam que as pessoas que agradecem sentem-se muito mais motivadas, com muito mais energia e tendem a adoecer menos. Além disso, são mais resistentes a uma possível depressão.



Em termos quânticos, a gratidão é uma poderosa ferramenta de prosperidade porque ao mudar os padrões da mente sua vida começa a responder a nova realidade mental e emocional que você estará adotando. Porque quando você agradece, está observando o que funciona antes mesmo que algo "extraordinário" precise acontecer. Você não está esperando um momento especial para ser grato, como por exemplo passar em um concurso público, você exerce a gratidão pela possibilidade de estudar. Não está esperando conseguir um emprego novo, consegue ser grato pelo emprego que tem, mesmo que não seja o que gostaria e por aí vai... Isso não significa que você é conformado, mas grato pelo que é possível hoje. Com essa simples prática, estará contribuindo para que surja em sua vida mais motivos para ser grato; a aprovação no concurso ou um emprego novo, por exemplo. A isso, dá-se o nome de  lei da atração, termo cunhado pela autora do livro "The Secret" (O segredo) Rhonda Byrne e pela física quântica, hoje em dia, mais conhecido como lei da criação. Você como cocriador da sua própria realidade. Que tipo de realidade está experimentado? Seja  qual for a sua resposta, sua vida corresponde exatamente a como você está internamente. Observe. 



O contrário também é verdadeiro, ao reclamar, estará clamando por mais motivos para que você se sinta insatisfeito e como consequência a liberação de hormônio do estresse (cortisol). Portanto, antecipe a sua felicidade exercendo a gratidão agora, não espere tempo "bom", observe o que funciona, o que é belo e valoroso. Por mais difícil que esteja o caminho, por mais dor que você esteja experimentando nesse momento, sempre há pelo que agradecer. Investigue cuidadosamente e encontrará. 



Toda mudança requer disciplina. Vou ensinar como podemos criar um novo caminho neural, um novo hábito positivo que vai mudar sua vida. Eu, por exemplo, quando iniciei as minhas práticas diárias de gratidão, primeiro criei um pote que deixo em minha sala de casa até hoje e ao lado postites coloridos e caneta, cuja ideia aprendi num famoso curso de "holococriação da realidade" que fiz com a reprogramadora mental Elainne Ourives. No pote, deposito bilhetinhos de gratidão de forma bem dinâmica e especial. Crie o seu e estimule sua  família, seus filhos a praticarem a gratidão, não é lindo? A gratidão é o suprassumo do processo de transformação para a felicidade.



Outra técnica complementar a essa é adotar uma agenda com os meses do ano e escrever todos os dias o mínimo de 3 coisas pelas quais você é grato no respectivo dia. A dica é descrever pelo que é grato e porque é grato. Faça todos os dias durante 1 ano. É necessário escrever para sedimentar a mudança de uma forma mais concreta. Estudos em Harvard constataram resultados magníficos a partir de de práticas como essas. Crie o hábito diário, sem interrupções, feriados ou viagens. Sempre a leve com você, a agenda será exclusivamente para isso. Divirta-se com sua agenda da gratidão, com o tempo vai notar como será prazerosa essa tarefa, como o efeito disso é real e sensacional!



Enfim, querido (a) leitor (a), eu não sei pelo que você é grato (a) no dia de hoje, mas não deixe de examinar reconhecer e transformar isso em algo positivo e benevolente em sua vida. comece já, suas práticas, e se já começou, mantenha-se firme e forte e sinta a sua energia, a química do seu cérebro e o seu comportamento perante a vida mudarem, gradativamente. Saia do piloto automático do dia a dia que só consome você. Pare, respire, e contemple por alguns segundos a dádiva que é sua vida.

Se poder, compartilhe aqui comigo e com outros leitores a sua experiência de gratidão e como se sentiu ao ler esse texto. Talvez, você possa contribuir com mais pessoas deixando aqui seu depoimento.



Gratidão por sua visita e volte sempre!

Leacy Almeida - Psicóloga
Siga @leacyalmeida1

Deixe seu comentário

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCÊ É FELIZ?

Os primeiros a escrever sobre felicidade foram os gregos Talles de Mileto, Sócrates e Platão, que relacionavam a felicidade com o cuidado...